REGULAMENTO

Capítulo I – Disposições Gerais

Artigo 1.º – Âmbito e Objetivos

O Tomorrow Tourism Leaders (TTL) tem como objetivos:

  1. A união dos agentes turísticos e a “ponte” entre os estudantes e as empresas/entidades turísticas;
  2. A construção de networking e team building;
  3. Oferecer uma experiência única e enriquecedora;
  4. Oferecer uma grande aprendizagem e crescimento pessoal;
  5. Desenvolver capacidades profissionais;
  6. Desenvolver ideias inovadoras e criativas;
  7. Solucionar problemas das grandes empresas.

Artigo 2.º – Concurso

O TTL está dividido em 2 fases. A fase regional decorrerá em 10 localidades, durante os meses de outubro e novembro de 2019, pela seguinte ordem*: Estoril – Lisboa – Funchal – Ponta Delgada – Viana do Castelo – Vila do Conde – Coimbra – Peniche – Évora – Faro. A Fase Nacional decorrerá de 26 a 28 de fevereiro de 2020, em Lisboa.

*A informação exposta pode sofrer alterações por questões de logística.

Artigo 3.º – Entidade Promotora

O TTL é uma iniciativa promovida pela Associação Fórum Turismo, com sede na Avenida da República, nº50 – 3º Piso, Escritório 352.

Artigo 4.º – Parceiros

Podem ser parceiros do TTL quaisquer pessoas coletivas, sejam empresas ou entidades regionais e/ou nacionais, preferencialmente na área do turismo.

Artigo 5.º – Direitos de Propriedade Intelectual

  1. A apresentação da proposta ao concurso obriga à cedência dos direitos de propriedade intelectual relativos à candidatura à entidade promotora, a qual poderá utilizar e implementar o objeto da candidatura.
  2. Aos Direitos de Propriedade Intelectual aplica-se a lei portuguesa em vigor.

Artigo 6.º – Disposições Finais

  1. A Associação Fórum Turismo tem, em casos externos e/ou de força maior, o direito a cancelar ou alterar qualquer Fase do evento ou qualquer item do presente regulamento.
  2. Para qualquer dúvida ou omissão do presente regulamento, a Associação Fórum Turismo dará o seu parecer, o qual terá caráter vinculativo.

 

Capítulo II – Organização – Estudantes

Artigo 7.º – Concorrentes

Podem concorrer ao TTL grupos constituídos por 3 ou 4 elementos, sendo que todos têm de ser estudantes matriculados na área do Turismo e/ou Hotelaria, por Escolas Profissionais ou por Instituições de Ensino Superior (IES). Poderão também inscreverem-se os alumni destas Escolas/IES, desde que tenham terminado o seu grau académico nos últimos dois anos letivos (2017-18 ou 2018-19) e se encontrem em situação de desemprego. Serão aceites todos os membros, independentemente da sua nacionalidade.

Para validar as inscrições, os grupos têm, obrigatoriamente, de proceder à validação dos dados no website (www.ttl.pt) bem como efetuar o pagamento da inscrição. Atribui-se a todas as inscrições o critério de preferência regional.

Artigo 8.º – Eliminação

A Associação Fórum Turismo tem o direito de rejeitar qualquer inscrição, caso esta se não esteja conforme os requisitos acima descritos.

A Associação Fórum Turismo tem o direito de excluir qualquer participante, em qualquer momento, caso este coloque em causa o desenvolvimento das atividades, (por exemplo em caso de má conduta).

Artigo 9.º – Prazo de Inscrição

O período de inscrições para as Fases Regionais decorre entre 01 de setembro de 2019 e até uma semana antes da realização do evento no local. As inscrições poderão encerrar antes da data limite, caso se atinja o limite máximo de 10 equipas participantes por local.

Artigo 10.º – Inscrição

  1. A inscrição considera-se formalizada com a entrega dos seguintes dados:
    1. Formulário de inscrição, disponibilizado no website do concurso, em www.ttl.pt.
    2. Comprovativo de pagamento, enviado para o e-mail geral@forumturismo21.org.
  2. A validação das inscrições será efetuada através do envio do e-mail geral@forumturismo21.org, que confirmará a receção de toda a documentação.

Artigo 11.º – Júri

  1. O Júri será composto por pessoas de reconhecida competência e idoneidade, representantes de diversas empresas e/ou entidades participantes, representantes das Instituições de Ensino Superior (IES), representantes das entidades regionais de turismo ou outros.
  2. O Júri tem poder para solicitar aos participantes esclarecimentos adicionais sobre os projetos apresentados.

Artigo 12.º – Critérios de Avaliação

Parâmetros (ordenados para caso de empate) Nota (0 a 20)
Adequação da proposta ao problema apresentado
Criatividade/Inovação
Pitch – Apresentação da proposta
Capacidade de execução/Viabilidade económica
Sustentabilidade / Impacto ambiental, económico, social…

Artigo 13.º – Prémios

Serão atribuídos prémios a todos os vencedores das Fases Regionais e aos 3 primeiros classificados da Fase Nacional.

Todos os participantes têm automaticamente direito a um desconto de 5% na Viagem à FITUR – a maior feira de turismo da Península Ibérica – e entrada gratuita na Bolsa de Empregabilidade – a maior feira de emprego em Portugal.

Os vencedores da Fase Regional que se qualificam para a Fase Nacional, em Lisboa, contam ainda com as suas despesas de estada e deslocação cobertas pela entidade organizadora, a saber:

  • Deslocação de ida e volta da localidade de origem para localidade de destino (Lisboa);
  • Dormida para 2 noites em alojamento local;
  • 2 almoços e 2 jantares (1º dia: jantar; 2º dia: almoço e jantar; 3º dia: almoço).

Artigo 14.º – Divulgação dos Resultados

  1. Os vencedores das Fases Regionais serão comunicados aos participantes por e-mail e anunciado nas Redes Sociais do Fórum Turismo e no website do concurso, em www.ttl.pt, no dia 09 de dezembro de 2019.
  2. A entrega dos prémios da Fase Regional será feita via e-mail.
  3. A entrega dos prémios da Fase Nacional será feita no último dia do evento da Fase Nacional, em mãos.
  4. Os vencedores das Fases Regionais poderão ser identificados e comunicados no próprio local do evento após o término do mesmo, em caso de existência das condições para tal.

 

Capítulo III – Organização – Instituição de Ensino

Artigo 15.º – Formalização da Parceria

A parceria considera-se formalizada mediante a assinatura do presente documento.

Artigo 16.º – Compromissos

A Instituição de Ensino parceira do TTL, que receba uma Fase Regional do evento, compromete-se a:

  1. Ceder três espaços (um auditório com capacidade para 50 pessoas; e duas salas de aula) para a realização da Fase Regional;
  2. Receber participantes externos;
  3. Permitir e justificar a ausência das atividades letivas aos estudantes interessados em participar no TTL;
  4. Ter um docente representante, para abrir a sessão do evento e ser júri do mesmo;
  5. Entregar, opcionalmente, por via do seu júri representante, um prémio ao vencedor da Fase Regional.

Artigo 17.º – Porquê participar

  1. Ambiente de união dos agentes turísticos e a “ponte” entre estudantes e empresas/entidades turísticas;
  2. Oportunidade de networking e team building para os estudantes;
  3. Envolvimento da Instituição de Ensino com agentes turísticos locais, regionais e nacionais;
  4. Agregar componente prática ao plano de estudos dos estudantes;
  5. Desenvolvimento de soft skills e hard skills dos estudantes em ambiente e aproximado das necessidades reais do setor.

 

Capítulo IV – Organização – Empresas

Artigo 18.º – Formalização da Parceria

A parceria considera-se formalizada mediante a assinatura do presente documento.

Artigo 19.º – Compromissos

A Empresa parceira do TTL compromete-se a:

  1. Estar presente em, pelo menos, uma Fase Regional;
  2. Lançar uma proposta de desafio para a Fase Regional;
  3. Opcionalmente, a abrir vagas de estágio extracurricular/profissional ou contrato de trabalho para os vencedores (top 3) da Fase Nacional;
  4. Entregar, opcionalmente, por via do seu júri representante, um prémio ao vencedor da Fase Regional.

Artigo 20.º – Porquê participar

  1. Ambiente de união dos agentes turísticos e a “ponte” entre estudantes e empresas/entidades turísticas;
  2. Contacto direto com 40 futuros profissionais do setor do Turismo e Hotelaria que englobam os participantes estimados por fase regional;
  3. Oportunidade de recrutamento direto com os leaders de amanhã;
  4. Brand awareness junto de +8000 estudantes do setor e entidades regionais, locais e nacionais durante o roadshow das fases regionais;
  5. Networking com empresas e entidades do setor turístico e hoteleiro.

 

Capítulo V – Organização – Patrocinadores

Artigo 21.º – Formalização da Parceria

A parceria considera-se formalizada mediante a assinatura do presente documento.

Artigo 22.º – Compromissos

O Patrocinador parceiro do TTL compromete-se a:

  1. Dar suporte ao projeto, por forma a garantir a sua sustentabilidade e execução.

Artigo 23.º – Porquê participar

  1. Contacto direto com até 400 futuros profissionais do setor do Turismo e Hotelaria que englobam os grupos participantes no evento;
  2. Brand awareness junto de +8000 estudantes do setor e +20 entidades regionais, locais e nacionais durante o roadshow das fases regionais;
  3. Angariação de uma rede comercial de jovens universitários e insights relevantes sobre o seu público;
  4. Networking com empresas e entidades do setor turístico e hoteleiro;
  5. Geração de leads.

 

Capítulo VI – Organização – Embaixadores

Artigo 24.º – Formalização da Parceria

A parceria considera-se formalizada mediante a assinatura do presente documento.

Artigo 25.º – Compromissos

O Embaixador do TTL compromete-se a:

  1. Dar apoio na organização e realização do evento;
  2. Fazer ativação de marca junto dos estudantes.

Artigo 26.º – Benefícios do Embaixador

  1. 50% de desconto na inscrição do TTL;
  2. Contacto privilegiado com as empresas/entidades participantes;
  3. 20% de desconto na Viagem à FITUR;
  4. Entrada gratuita na Bolsa de Empregabilidade;
  5. Muito mais…

 

Capítulo VII – Regulamento Geral de Proteção de Dados

Artigo 27.º – Identificação

Esta Política de Privacidade aplica-se a todos os dados recolhidos pela Associação Fórum Turismo, com sede na Avenida da República, nº50 – 3º Piso, Escritório 352, em Lisboa, no âmbito da sua atividade, através dos programas que desenvolve, dos websites (www.forumturismo21.org e www.ttl.pt), social media, newsletters, contactos pessoais, fornecidos de forma voluntária a qualquer colaborador da Associação Fórum Turismo. As referências a “dados” nesta Política de Privacidade dizem respeito a quaisquer dados submetidos pelo utilizador que usa, usou ou usará nossos serviços, sejam elas respostas de questionários, dados recolhidos num formulário ou dados inseridos num site desenvolvido ou gerado pela Associação Fórum Turismo, que são dados de sua propriedade. As referências a informações pessoais ou apenas informações significaram informações sobre o utilizador recolhidas por nós ou das quais somos protetores. A Associação Fórum Turismo será o responsável pela recolha e armazenamento dos dados, doravante designada por Gestor.

A inscrição no TTL pressupõe a aceitação da Política de Privacidade da Associação Fórum Turismo.

O TTL será alvo de captura de imagens/vídeos, pelo que a inscrição pressupõe a aceitação da captura e partilha de imagem, para efeitos de promoção do projeto.

Artigo 28.º – Proteção de dados pessoais

De acordo com o disposto no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) o Gestor reconhece o direito à privacidade do utilizador, bem como que:

  • Todos os dados partilhados com o Gestor foram de forma voluntária e trata-se de informações pessoais, que o utilizador aceita que sejam utilizados pelo Gestor e dá o seu consentimento para os processar;
  • A informação pessoal que o utilizador partilhou ou partilhará com o Gestor só será utilizada após obtenção da aceitação pelo utilizador desta política de privacidade, não podendo ser utilizada de nenhuma forma em transgressão com a lei;
  • O Gestor não requer que partilhe informação pessoal sensível, como definido no RGPD;
  • A informação fornecida será utilizada pelo Gestor apenas para propósitos relacionados com o seu negócio, isto é, com os programas ou eventos que organiza;
  • Após terminar o propósito de utilização da informação pessoal, a informação é arquivada durante o período de anos previsto nas leis que regem o âmbito dos serviços prestados pelo Gestor e de acordo com o estipulado no ponto 7 da presente política;
  • A informação pessoal recolhida pelo Gestor tem o propósito de utilização nos programas ou eventos onde foi recolhida e é apropriadas à razão que levou à colheita;
  • Cada utilizador partilha a informação pessoal de uma forma voluntária, e tem o direito de inspecionar, atualizar, reparar, bloquear ou solicitar que seja eliminada conforme ponto 8 da presente política;
  • O utilizador tem o direito e o dever de notificar a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), utilizado os meios disponíveis www.cnpd.pt, sempre que considerar que existiu uma violação de privacidade por parte do Gestor.

Artigo 29.º – Quem tem acesso aos dados

Os dados fornecidos pelos utilizadores são processados pelos colaboradores operacionais do Gestor, apenas com o fim que consta nesta política de privacidade. Também poderão ter acesso aos dados empresas terceiras, clientes ou parceiras do Gestor, desde que respeitem o RGPD e que seja no âmbito das operações comerciais do Gestor.

Artigo 30.º – Onde são guardados os dados

Os dados fornecidos pelos utilizadores são guardados em bases de dados de terceiros, que cumprem o RGPD, a saber:

  • Google (Base de dados terceira)
  • Facebook (Base de dados terceira)
  • LinkedIn (Base de dados terceira)
  • Typeforms (Base de dados terceira)

Sempre que for adicionada ou removida alguma das bases de dados acima descritas, o Gestor procederá à atualização desta política.

Artigo 31.º – Informação armazenada

Para fins de marketing e/ou dos nossos serviços, podemos solicitar e guardar a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Email
  • Número de telefone
  • Morada
  • Número de contribuinte

Artigo 32.º – Uso dos dados

Os dados fornecidos pelos utilizadores são utilizados para:

  • Para enviar propostas comerciais;
  • Para enviar informação e convites diretos dos programas e/ou eventos que o Gestor organizar;

O utilizador dá consentimento ao Gestor para utilizar os dados fornecidos para o manter atualizado sobre os objetivos comerciais e/ou operacionais do Gestor.

O Gestor concorda em não transmitir ou emprestar os dados do utilizador, se este não tiver aceitado a presente política de privacidade.

O Gestor não pode vender os dados do utilizador sem o consentimento individual por escrito. Para efeitos de objetivos comerciais ou operacionais, o gestor apenas envia emails a utilizadores que aceitaram a presente política de privacidade.

Artigo 33.º – Período pelo qual são guardados os dados

Todos os dados serão guardados durante os anos prescritos na lei que governa as operações em que os serviços do Gestor se enquadram.

No caso da Newsletter interna esses dados serão conservados para sempre ou até quando o titular dos dados solicitar deixar de subscrever.

Quando o titular dos dados solicitar deixar de subscrever, o Gestor tem o período de uma semana para eliminar os dados de todas as bases de dados que o titular solicitar e informar o mesmo dessa eliminação.

Todas as bases de dados de terceiros têm os seus períodos de armazenamento de informação, cabendo ao utilizador verificar essas informações nas políticas de privacidade de cada um desses terceiros.

Ao aceitar a presente política de privacidade o utilizador concorda que teve conhecimento do ponto acima e que é da sua responsabilidade obter informação sobre os períodos de armazenamento de terceiros.

Artigo 34.º – Gerir os dados

Todos os dados que partilhar com o Gestor podem sempre ser eliminados das bases de dados, através de um email para geral@forumturismo21.org, solicitando a eliminação dos mesmos.

Artigo 35.º – Segurança do website

O Gestor tem conhecimento da importância da segurança, por isso procura proteger a informação pessoal do utilizador. Acesso, utilização ou divulgação não autorizada é prevenida por muitas tecnologias e processos de segurança. A informação pessoal que o utilizador insere no website é guardada num sistema de computador com acesso limitado em locais controlados.

Sempre que o Gestor detetar qualquer caso de violação de dados, agirá de acordo com o RGPD, podendo mesmo ter de reportar esses casos à CNPD e em caso de elevado risco para o utilizador, notificar o mesmo.

Artigo 36.º – Contactos

Associação Fórum Turismo

Avenida da República, nº50 – 3º Piso, Escritório 352, Lisboa
21 122 92 77
geral@forumturismo21.org

 

Esta política de privacidade está em vigor a partir do momento em que é colocada no website.